quinta-feira, 17 de março de 2011

Jornalismo Impresso X Jornalismo Online

Desde a chegada da internet rumores sobre o fim do papel rodam o mundo. Não podemos negar que com a internet novas possibilidades também surgiram para facilitar e propiciar o acesso a uma gama maior de conhecimento que muitas vezes deixam de lado os livros e periódicos para assumir na vida das pessoas um lugar cativo.

Entre as novas linguagens surgidas com a chegada da internet está o jornalismo on line que hoje tem seu lugar reservado para aqueles que não dispõe de tempo, mas que utilizam a internet como meio de comunicção. É impossível dizer que o jornalismo impresso deu ou dará lugar ao jornalismo on line. O que aconteceu e acontece é a possibilidade de explorar a mesma informação disponibilizada pelo impresso, na internet.

O jornalismo impresso oferece ao leitor a informação esmiuçada, textos extensos, voltados para quem dipõe de tempo para leitura e para quem não dispensa ter nas mãos, literalmente falando, a informação. Em contrapartida, o jornalismo on line dispõe aos leitores um texto sintético e direto, acompanhando a rapidez que o próprio meio exige.

Não podemos ignorar o fato de que com a internet, vender jornal hoje ficou extremamente dificil, no entanto novas ideias ocupam essas lacunas como por exemplo vendas de assinaturas de jornal on line, que oferece o mesmo conteúdo do jornal impresso.

Não há portanto, nenhuma contra indicação às formas de explorar a informação. Seja pela internet ou pelo impresso a informação chegará para aqueles que se interessam independente dos recursos que possuem. Há que diga não viver sem um jornal impresso e sentem um prazer imenso tê-lo nas mãos, e há também aqueles que não dispensam a internet como meio de informação.

Nenhum comentário: